segunda-feira, 13 de maio de 2013

Influência do Renascentismo na Geometria


Arquitetura Renascentista
Filipo Brunelleschi (1377 a 1446) Cúpula da Catedral de Florença


No Renascentismo, o estudo das proporções, principalmente em esculturas, mas também em pinturas e arquitetura influenciou bastante na ciência denominada geometria. Cálculos, propriedades, dentre outros foram aos poucos descobertos a medida que se criava métodos de estrutura feito, por vezes, por artista para poder concluir suas obras de arte. Esculturas eram habitualmente feita em paredes, o que dava uma estrutura a ela, porém, não havia tantas dimensões para o observador. Com as ideias de se desvincular essas obras da parede houve a necessidade de fazer em teoria um "plano" para que a obra desse certo. Dessa teoria surgiram cálculos que permitiriam ao artista uma maior segurança ao fazer a escultura. Além disso, a própria obra de arte possuía formas que aos poucos foram denominadas para facilitar a compreensão e o surgimento de novas obras. Dessas denominações surgiram "nomes matemáticos" para diversos elementos geométricos.
Nas pinturas dois destaques são Leonardo da Vinci e Salvador Dali que desenvolveram as ciências na arte durante esse período.
Já a pintura caracteriza-se pela aplicação de princípios matemáticos e geométricos. Um dos fato que remete essa aplicação é o reaparecimento da representação do espaço e do volume, através da perspectiva científica e o claro-escuro, deixados de lado nos últimos períodos.
Durante o Renascimento, arquitetos estudaram templos e ruínas antigos e o uso da perspectiva com isso concluíram uma obra inovadora completamente distinta do que se viu até então. Bem diferente do que até então era apenas geometria euclidiana. O novo método trabalhado em técnicas geométricas deu as construções mais harmonia.
Na arte e na ciência notamos que na arte há preocupação em manter a harmonia com os objetos que está manipulando, já na ciência (a matemática) garantir que a proporção harmônica mantenha-se constante através da razão áurea, do encaixe perfeito entre os polígonos e sólidos ou qualquer outra relação matemática devidamente comprovada.
Ao usar essa e outras técnicas e a aprimora-las o renascentismo mostra o quanto influenciou na ciência que é a geometria hoje. Um período marcado por mudanças, mudanças marcadas pelo período.

Filippo Brunelleschi
Igreja de San Lourenzo, Florença, 1421-60
Carlo Maderno
Cúpula da Basílica de S. Pedro, 1606



Alguns que contribuíram para a evolução da geometria no período:


Leonardo Da Vinci (1452 – 1519) – No seu Tratado de Pintura defende uma pintura livre de rigidez geométrica. Graciosidade, criatividade luz e cor são incompatíveis com “matemáticas”.

Desargues (1591 – 1661) – Impulsionador da Geometria Projectiva, aplica as leis da perspectiva às cónicas de Apolo de Perga.

Filippo Brunelleschi (1377-1446) – Um dos fundadores da geometria moderna constrói um mecanismo designado por “Tavolleta”, que permite representar o objecto segundo regras perspécticas rigorosas.


Leon Battista Alberti (1404 – 1472) – Tratadista que define regras de aplicação da perspectiva geométrica à pintura.


Piero della Francesca (1420 – 1492) – Escreve o primeiro tratado de perspectiva “De Prospectiva Pingendi”.





Dürer (1471 – 1528) – Um dos últimos pintores geómetras. Considerado o percursor de Monge, cria o perspectógrafo, cujo resultado será mais tarde aplicado ao mecanismo da máquina fotográfica.


Johannes Kepler (1571- 1630) – Recupera o estudo dos sólidos platónicos através de um modelo de sistema planetário que descreve as distâncias orbitais dos 6 planetas conhecidos na altura.





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