terça-feira, 27 de agosto de 2013

Razão Áurea e Homem Vitruviano

A Proporção Áurea é usada na arte. É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi, como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção dos seres humanos entre outras figuras da natureza.

Mas o que é ela então?

 Ela é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega Phi, em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618.  Também chamada de número de ouro, número áureo, proporção de ouro, seção áurea, razão áurea, razão de ouro, média e extrema razão, divina proporção, divina seção, proporção em extrema razão , divisão de extrema razão, áurea excelência ou razão de Phidias. Essa razão é algo que se encontra na natureza. O mais fascinante é que com a Matématica é possível chegar a ela.
Algumas relações áureas no corpo humano
  • A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
  • A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
  • A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
  • A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
  • O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
  • A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.


Visto isso sobre a proporção, começamos a entender o porquê da utilização na arte:
O homem sempre tentou alcançar a perfeição, seja nas pinturas, seja nos projetos arquitetônicos, seja até mesmo na música. A proporção áurea foi muito usada na arte, em obras como O Nascimento de Vênus, quadro de Botticelli, em que Afrodite está na proporção áurea. Essa proporção estaria ali aplicada pelo motivo de o autor representar a perfeição da beleza. Em O Sacramento da Última Ceia, de Salvador Dalí, as dimensões do quadro (aproximadamente 270 cm × 167 cm) estão numa Razão Áurea entre si. Na história da arte renascentista, a perfeição da beleza em quadros foi bastante explorada com base nessa constante. Vários pintores e escultores lançaram mão das possibilidades que a proporção lhes dava para retratar a realidade com mais perfeição.

                                                                        Mona Lisa - Leonardo Da Vinci 

A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, tem a Proporção Áurea nas relações entre o tronco e a cabeça, bem como nos elementos da face, mas isso é uma característica inerente ao ser humano e tais proporções podem ser encontradas na maioria das pinturas em que a anatomia tenha sido respeitada. Medições feitas por computador mostram que os olhos de Mona Lisa estão situados em subdivisões áureas da tela.
Na literatura, o número de ouro encontra sua aplicação mais notável no poema épico grego Ilíada, de Homero, que narra os acontecimentos dos últimos dias da Guerra de Troia. Quem o ler notará que a proporção entre as estrofes maiores e as menores dá um número próximo a 1,618, o número de ouro. Luís de Camões na sua obra Os Lusíadas, colocou a chegada à Índia no ponto que divide a obra na razão de ouro. Virgílio em sua obra Eneida, construiu a razão áurea com as estrofes maiores e menores.
O número de ouro também está presente em diversas obras de compositores clássicos, sendo o exemplo mais notável a famosa sinfonia n.º 5, de Ludwig van Beethoven13 . O compositor húngaro Béla Bartók também se utilizou desta relação de proporcionalidade constantemente em sua obra14 , assim como o fez o francês Claude Debussy em diversas de suas sonatas15 .



Essas proporções anatômicas foram bem representadas pelo "Homem Vitruviano", obra de Leonardo Da Vinci:

É um desenho de 1492, feito por Leonardo Da Vinci, que mostra o traçado e proporções do corpo humano.
Tem o conceito da divina proporção do raciocínio matemático, sendo um modelo ideal de todo o ser humano. As proporções são todas perfeitas e está presente o conceito básico e divino de beleza.
No desenho, as posições dos braços e pernas expressam quatro posturas diferenciadas inscritas em círculo, sendo o centro da figura o umbigo.
O desenho recorda todo o interesse que Leonardo Da Vinci tinha por arte e ciência.

Homem Vitruviano - Leonardo Da Vinci 

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