terça-feira, 7 de maio de 2013

Renascimento e sua influência na arte contemporânea


Primavera de Botticelli


O Renascimento foi marcado por mudanças em muitas áreas da vida humana, durante o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Dentre as maiores mudanças que ocorream na sociedade durante esse período as mais notaveis foram nas artes, na filosofia e nas ciências.
As mudanças culturais ocorridas nesse período tiveram suas primeiras aparições em regiões da Itália, como Toscana, sendo os principais polos as cidades de Florença e Siena, de onde  passou para o resto da península Itálica e depois para boa parte da Europa Ocidental. O local com maior demonstração do renascentismo foi a Itália, mas manifestações renascentistas importantes também ocorreram na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, em menor escala, em Portugal e Espanha, e em suas colônias na América. 
De forma geral,esse
período foi marcado pela inspiração nos antigos gregos e romanos, e pela concepção de arte como uma imitação da natureza, sendo o homem um ser privilegiado. Além de ser simplesmente retratada, a natureza devia ser representada de uma forma ciêntifica. Visto que, ciências, como a matemática, eram muito valorizadas na época.Nas pinturas, a maior marca do renascimento foi a recuperação da perspectiva, de forma a dá uma impressão tridimensional as imagens. Já na música, o marco foi o sistema de tons. Na arquitetura foi a redução das construções para uma dimensão mais humana, abandonando as alturas grandiosas das catedrais góticas. Na literatura, a introdução de um personagem que estruturava em torno de si a narrativa e mimetizava até onde possível a noção de sujeito.
As mentes geniais reveladas no renascentismo são reconhecidas ainda hoje, como Michelangelo, Leonardo, Dante e Montaigne. Tantos gênios e tantas ideias, influenciando todos os períodos que sucederam o renascimento. Boa parte do conhecimento humano tem fortes influências dessa época. Algumas invenções atuais foram inspiradas em obras do renascimento, como o helicóptero que foi inspirado em um dos muitos desenhos de Leonardo da Vinci. A riqueza cultural desse período fez com que uma forte pesquisa sobre este mesmo fosse feita. Desse período temos novas técnicas matemáticas, e sobretudo artísticas, uma arte mais técnica, mais refinada, e sobretudo mais comercial. Uma das principais criações do renascimento foi o dinheiro proveniente dos ricos comerciantes italianos. As técnicas artísticas desenvolvidas, ou redescobertas no período renascentista, se tornaram a base da arte de diversos períodos posteriores, inclusive a nossa atualidade.


Quadro da coleção Rosas da exposição Obsessão de Jane de Bhoni. Obra de 2012 com grande influência renascentista.



Algumas obras do período:


Davi, de Michelângelo

Rubens, O Rapto das filhas de Leucipo


O nascimento da Vênus de Sandro Botticellinar 


Monalisa de Leonardo da Vinci

A Transfiguração de Rafael Sanzio
 
 Vênus de Urbino de Ticiano




4 comentários: